terça-feira, 13 de setembro de 2011

ALIMENTOS QUE PROTEGEM O CORAÇÃO



Cerca de 80% das doenças cardiovasculares podem ser evitadas com uma dieta saudável, actividade física e o não consumo de cigarro, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Entre as doenças que uma alimentação desequilibrada pode causar estão o diabetes, a hipertensão e a aterosclerose.
Estes problemas afectam directamente o funcionamento do coração e de outros órgãos, pois dificultam o fluxo sanguíneo, podendo causar enfartes e derrames. Consumindo regularmente os alimentos certos, é possível prevenir essas doenças e ter uma vida mais longa e com qualidade.
Não sabe o que incluir no cardápio diário para deixar o coração a bater perfeitamente? Confira a lista dos alimentos mais poderosos!
1 – Linhaça. As sementes de linhaça mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados e actuam na redução do mau colesterol  (LDL). O alimento é rico em fibras, ómega 3, vitamina E e fitoestrógenos. Todas essas substâncias colaboram para manter as artérias limpas e permitem que o sangue flua sem obstáculos. É recomendado o consumo diário de 2 colheres (sopa), podendo ser intercalado, durante a semana, com farelo de aveia.

2 – Farelo de Aveia. Assim como a linhaça, a aveia age na redução do colesterol e no controle da glicemia. A aveia contém fibras solúveis e insolúveis, em especial as betaglucanas, que regulam o trânsito intestinal, controlam a pressão sanguínea e a diabetes, mantendo as artérias saudáveis. Pode ser consumido em vitaminas, saladas de frutas, iogurtes ou mesmo nas refeições principais (almoço e jantar), reduzindo assim a absorção de gorduras durante a digestão.

3 – Azeite. É rico em antioxidantes, o alimento impede a formação de placas de gordura nas artérias e a coagulação excessiva do sangue, prevenindo enfartes. Diminui o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL). Consuma no máximo 2 colheres (sopa) por dia.

4 – Abacate. Durante muito tempo foi considerado o vilão da alimentação, por ser rico em gorduras. Porém, essas gorduras são extremamente benéficas ao coração. Em vez de se depositarem nas artérias, como fazem as gorduras saturadas (de origem animal), as gorduras do abacate limpam os vasos, pois aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL). O abacate contém ómega 9 e vitaminas do complexo B, principalmente folato, que ajuda a reduzir os níveis de homocisteína. Quanto mais alto o nível de homocisteína, maior a chance de um ataque cardíaco. Por isso, os ataques cardíacos permanecem bem longe com o consumo da fruta. A quantidade ideal é 1/4 de abacate pequeno 2 a 3 vezes por semana, em vitaminas, na salada.

5 – Sardinha. É encharcada de ómega 3, a gordura mais benéfica ao coração. O ómega 3 actua na redução dos triglicerídeos, melhora a função imunológica e é anti-inflamatória. Os ácidos graxos ómega 3 diminuem a oxidação do colesterol LDL. É recomendado o consumo de peixes variados pelo menos 2 vezes por semana, intercalando a sardinha com salmão, atum e cavala.

6 – Nozes. As oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, macadâmias, entre outras, fornecem gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são fundamentais para o funcionamento do organismo. Apesar de calóricas, têm acção antioxidante, diminuem o colesterol e favorecem o funcionamento do coração. Com o consumo de 2 unidades de oleaginosas diariamente, o coração fica protegido e não há aumento de peso devido às calorias. Durante a semana, varie entre nozes, castanha-do-pará, castanha-de-caju ou avelã. Lembre-se de  consumi-las sem sal, pois o sódio eleva a pressão arterial.

7 – Chá Verde. Composto por muitos antioxidantes, a bebida impede a formação de placas nas artérias. Rico em catequinas e flavonoides, o chá verde não pode faltar numa dieta pró-cardíaca. Consuma 2 xícaras de chá por dia. Grávidas e pessoas com gastrite activa devem consumir chá verde com moderação (1 a 2 xícaras por dia no máximo).

8 – Alho. A alicina, substância responsável pelo odor característico do alho, protege o coração contra doenças. A alicina age como um potente antioxidante e protege contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. Para aproveitar os benefícios do alimento, consuma-o fresco, logo após ser picado ou amassado. O alho reduz o colesterol total, equilibra a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

9 – Brócolos. Fonte de potássio e magnésio, os brócolos reduzem a pressão arterial, controlando e prevenindo a hipertensão. As fibras e os antioxidantes presentes nos brócolos auxiliam na redução do colesterol, além de melhorarem a digestão e até prevenirem alguns tipos de cancro. Consuma 1 porção diária, o equivalente a 1 xícara de chá do legume cozido, podendo variar com espinafre, couve, bertalha e agrião. Os legumes folhosos são fontes de folatos, carotenoides e polifenóis.

10 – Feijão-Preto. Possui potássio e cálcio, dois minerais que podem regular a pressão arterial. Rico em fitoestrógenos, fibras, vitaminas e minerais, não deve faltar na alimentação diária. Consuma 1 concha de feijão por dia, alternando com outras leguminosas, como outros tipos de feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário